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15 de mar. de 2022

Criando a Huntly - uma solução para pessoas recrutadoras autônomas

Nesse projeto irei detalhar os desafios, processos e resultados de um produto que tem como objetivo mudar a vida de pessoas recrutadoras autônomas. Esses profissionais enfrentam um difícil mercado onde poucas empresas e produtos valorizam o seu real valor, oferecendo condições de trabalho e remunerações precárias. Assim nasce a Huntly, com o objetivo de mudar a vida dessas pessoas através da construção da melhor plataforma para pessoas recrutadoras.

Empresa

HC

Huntly

Responsáveis

HC

+6

Eu + 6 pessoas incríveis

Duração do projeto

DEZ 2022 - MAR 2023

Informações gerais

Contexto do projeto

A Huntly é uma startup de tecnologia voltada para o segmento de Recursos Humanos (RHTech) que tem como principal objetivo conectar recrutadores autônomos, empresas e candidatos. Oferecendo uma plataforma que integra e auxilia os processos de recrutamento e seleção, estamos conquistando um importante espaço no mercado a medida que disponibilizamos talentos para grandes empresas, oferecemos condições de trabalho dignas aos recrutadores autônomos e almejamos criar o melhor canal para que pessoas candidatas busquem oportunidades.

Contexto do projeto

A Huntly é uma startup de tecnologia voltada para o segmento de Recursos Humanos (RHTech) que tem como principal objetivo conectar recrutadores autônomos, empresas e candidatos. Oferecendo uma plataforma que integra e auxilia os processos de recrutamento e seleção, estamos conquistando um importante espaço no mercado a medida que disponibilizamos talentos para grandes empresas, oferecemos condições de trabalho dignas aos recrutadores autônomos e almejamos criar o melhor canal para que pessoas candidatas busquem oportunidades.

Minhas responsabilidades

Como o único PD da equipe, atuo como um generalista. Sou responsável pela condução de conversas com stakeholders e usuários para definir e solucionar problemas, sempre buscando o equilíbrio entre produto e negócio. Além disso, rotineiramente, construo wireframes, protótipos de lo-fi e hi-fi, apresentações e sites

Minhas responsabilidades

Como o único PD da equipe, atuo como um generalista. Sou responsável pela condução de conversas com stakeholders e usuários para definir e solucionar problemas, sempre buscando o equilíbrio entre produto e negócio. Além disso, rotineiramente, construo wireframes, protótipos de lo-fi e hi-fi, apresentações e sites

Equipe

A equipe de produto e tecnologia é composta por 7 pessoas (4 pessoas desenvolvedoras, 1 product manager, 1 pessoa de customer experience e 1 product designer)

Equipe

A equipe de produto e tecnologia é composta por 7 pessoas (4 pessoas desenvolvedoras, 1 product manager, 1 pessoa de customer experience e 1 product designer)

Ferramentas utilizadas

Figma, Adobe XD, Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe After Effects, Webflow, Mixpanel

O desafio

A Huntly (na época, Headhunters.digital) inicialmente existia como uma operação muito manual, que era administrada a partir de um ambiente criado no Salesforce. Quando estruturada, o principal desafio da equipe de produto era: criar um produto que oferecesse muito valor aos três tipos de pessoas usuárias (pessoas recrutadoras autônomas, empresas e pessoas candidatas) e que tivesse um modelo de negócio escalável.

Modelo de negócio

A partir das conversas iniciais com stakeholders e pessoas recrutadoras autônomas, construímos nossos primeiros documentos: user personas e value proposition canvas

Depois estruturamos algumas hipóteses relacionadas ao modelo de negócio. A principal era:

Podemos gerar valor para pessoas usuárias e construir um modelo de negócio escalável através de um marketplace onde pessoas recrutadoras autônomas ofertam seu trabalho por um valor e as empresas podem contratá-las para realizar seus projetos

Tendo essa hipótese definida, construímos o primeiro protótipo e partimos para as user researches.

User Researches

Pesquisa - Recrutadores

Realizamos pesquisas qualitativas e quantitativas que nos mostraram que pessoas recrutadoras tinham interesse em precificar seu serviço, mas através de testes de usabilidade identificamos que as mesmas não sabiam como fazê-lo. Isso gerava uma sensação de medo de perder potenciais clientes e uma frustração que as fazia perder o interesse em participar da plataforma.

Além disso, recrutadores também se preocupavam com a exclusividade da vaga. Queriam que a relação de recrutadores para vagas seja de 1:1, ou seja, cada vaga contaria com apenas um recrutador dedicado.

Pesquisa - Empresas

Realizando pesquisas qualitativas com empresas, identificamos que:

  • Não tinham interesse em receber e analisar ofertas de recruiters

  • Não tinham interesse em como o repasse do dinheiro seria feito para o recruiter

  • Gostariam apenas de abrir uma vaga e contar com a Huntly para cuidar de toda a operação burocrática (escolha do recruiter responsável, alinhamento, acompanhamento, validação de shortlist, etc.). Dessa forma, a empresa precisaria apenas avaliar os candidatos enviados pelo recruiter ao fim do processo.

Mapeamento de soluções

Após definir as conclusões da pesquisa, iniciamos a fase de ideação das soluções e construção de novas hipóteses.Começamos fazendo uma dinâmica em equipe para construir uma matriz CSD, a partir dela realizamos alterações no protótipo baseadas nas informações validadas durante as pesquisas (certezas), e com as suposições e dúvidas construímos novas propostas de usabilidade para testarmos com os usuários.

Depois de definir os próximos passos a partir da construção da matriz, mapeamos todas as páginas e features das interfaces de recruiters e empresas que seriam construídas e testadas.

Também estruturamos o sistema de repasses para recrutadores utilizando o Stripe como o serviço de pagamentos que move todo o fluxo financeiro da aplicação.

Também estruturamos o sistema de repasses para recrutadores utilizando o Stripe como o serviço de pagamentos que move todo o fluxo financeiro da aplicação.

Protótipos — Alta fidelidade

Implementação e impactos

Após a validação, partimos para a construção do web app junto aos desenvolvedores da equipe. Durante esse processo dividimos as tarefas em pitches que na maioria das vezes contavam com uma liderança de produto e uma squad composta por pessoas desenvolvedoras.

Em um período de 8 meses após o desenvolvimento e implementação do produto, alcançamos:

  • 200 recruiters cadastrados na plataforma

  • 57 empresas cadastradas

  • 124 vagas concluídas

  • 3129 pessoas candidatas cadastradas

O que ainda precisa ser melhorado

Após alguns meses testando o modelo apresentado acima, recebemos muitos feedbacks e aprendemos muito com nossos usuários. A partir desses feedbacks estamos desenvolvendo a Allocation 3.0, uma nova versão do produto que tem como objetivo:

  • Reduzir o atrito do processo

  • Otimizar o recrutamento afim de aumentar a taxa de vagas concluídas

  • Melhorar o controle sobre o processo

  • Melhorar a visibilidade de etapas

Valeu :)

Feito no

com

Feito com:

+

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Valeu :)

Feito no

com

Feito com:

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