Informações gerais
Ferramentas utilizadas
Figma, Adobe XD, Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe After Effects, Webflow, Mixpanel
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O desafio
A Huntly (na época, Headhunters.digital) inicialmente existia como uma operação muito manual, que era administrada a partir de um ambiente criado no Salesforce. Quando estruturada, o principal desafio da equipe de produto era: criar um produto que oferecesse muito valor aos três tipos de pessoas usuárias (pessoas recrutadoras autônomas, empresas e pessoas candidatas) e que tivesse um modelo de negócio escalável.
Modelo de negócio
A partir das conversas iniciais com stakeholders e pessoas recrutadoras autônomas, construímos nossos primeiros documentos: user personas e value proposition canvas
Depois estruturamos algumas hipóteses relacionadas ao modelo de negócio. A principal era:
Podemos gerar valor para pessoas usuárias e construir um modelo de negócio escalável através de um marketplace onde pessoas recrutadoras autônomas ofertam seu trabalho por um valor e as empresas podem contratá-las para realizar seus projetos
Tendo essa hipótese definida, construímos o primeiro protótipo e partimos para as user researches.
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User Researches
Pesquisa - Recrutadores
Realizamos pesquisas qualitativas e quantitativas que nos mostraram que pessoas recrutadoras tinham interesse em precificar seu serviço, mas através de testes de usabilidade identificamos que as mesmas não sabiam como fazê-lo. Isso gerava uma sensação de medo de perder potenciais clientes e uma frustração que as fazia perder o interesse em participar da plataforma.
Além disso, recrutadores também se preocupavam com a exclusividade da vaga. Queriam que a relação de recrutadores para vagas seja de 1:1, ou seja, cada vaga contaria com apenas um recrutador dedicado.
Pesquisa - Empresas
Realizando pesquisas qualitativas com empresas, identificamos que:
Não tinham interesse em receber e analisar ofertas de recruiters
Não tinham interesse em como o repasse do dinheiro seria feito para o recruiter
Gostariam apenas de abrir uma vaga e contar com a Huntly para cuidar de toda a operação burocrática (escolha do recruiter responsável, alinhamento, acompanhamento, validação de shortlist, etc.). Dessa forma, a empresa precisaria apenas avaliar os candidatos enviados pelo recruiter ao fim do processo.
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Mapeamento de soluções
Após definir as conclusões da pesquisa, iniciamos a fase de ideação das soluções e construção de novas hipóteses.Começamos fazendo uma dinâmica em equipe para construir uma matriz CSD, a partir dela realizamos alterações no protótipo baseadas nas informações validadas durante as pesquisas (certezas), e com as suposições e dúvidas construímos novas propostas de usabilidade para testarmos com os usuários.
Depois de definir os próximos passos a partir da construção da matriz, mapeamos todas as páginas e features das interfaces de recruiters e empresas que seriam construídas e testadas.
Também estruturamos o sistema de repasses para recrutadores utilizando o Stripe como o serviço de pagamentos que move todo o fluxo financeiro da aplicação.
Também estruturamos o sistema de repasses para recrutadores utilizando o Stripe como o serviço de pagamentos que move todo o fluxo financeiro da aplicação.
Protótipos — Alta fidelidade
Implementação e impactos
Após a validação, partimos para a construção do web app junto aos desenvolvedores da equipe. Durante esse processo dividimos as tarefas em pitches que na maioria das vezes contavam com uma liderança de produto e uma squad composta por pessoas desenvolvedoras.
Em um período de 8 meses após o desenvolvimento e implementação do produto, alcançamos:
200 recruiters cadastrados na plataforma
57 empresas cadastradas
124 vagas concluídas
3129 pessoas candidatas cadastradas
O que ainda precisa ser melhorado
Após alguns meses testando o modelo apresentado acima, recebemos muitos feedbacks e aprendemos muito com nossos usuários. A partir desses feedbacks estamos desenvolvendo a Allocation 3.0, uma nova versão do produto que tem como objetivo:
Reduzir o atrito do processo
Otimizar o recrutamento afim de aumentar a taxa de vagas concluídas
Melhorar o controle sobre o processo
Melhorar a visibilidade de etapas